14 de abril de 2011

Casa Brasil Design


Bento Gonçalves:Maravilha da serra gaúcha, terra do vinho, do móvel e do Design

Bento Gonçalves, uma das mais belas cidades da serra gaúcha, situada a 119 quilômetros de Porto Alegre, é a terra do vinho, do móvel e do design. Por isso, é a cidade sede da Casa Brasil. É lá, entre vinhedos e paisagens de geografia única, que centenas de pessoas se reúnem para viver e respirar design.
Considerada o polo nacional do design, devido à sua grande influência no setor moveleiro nacional, Bento Gonçalves inspira naturalmente com suas casas de pedra, madeira, moinhos e cantinas, tudo erguido no início do século passado pelos imigrantes italianos.
Além disso, possui atrações turísticas que são uma delícia. Experimente chegar uns dois dias antes de a feira para conhecer melhor a região. Comece com um passeio de Maria Fumaça. São 23 quilômetros, entre Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa, regados à música, vinhos e champanhe, tarantela, coral italiano e uma atração surpresa. A ferrovia foi inaugurada em 1919 e hoje é alternativa de turismo para a região. Provavelmente suas ideias serão renovadas com tamanha beleza natural e riqueza cultural que a atividade proporciona.
Os caminhos de pedra também são imperdíveis e têm muito a acrescentar. Trata-se de um dos primeiros núcleos da imigração italiana no Estado e uma das maiores atrações turísticas de toda a região. As construções retratam com fidelidade a história de mais de um século da imigração. Em muitas dessas casas antigas se encontram descendentes diretos dos imigrantes. O cenário ainda é composto por moinhos, cantinas coloniais, ferrarias, casas de massas caseiras e teares. Sem falar nas casas centenárias, espaçosos porões, capelas e capitéis. Vale conferir.
Para os amantes do vinho, o Vale dos Vinhedos deve ser destino certo. Situado entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul o local tem e abrange áreas dos três municípios, sendo que sua maior parte está em Bento.
O Vale dos vinhedos se transformou, com o trabalho e dedicação de seus colonizadores, em uma das melhores regiões produtoras de vinho do Brasil. Quem o visita pode perceber que os costumes e as tradições italianas continuam enraizados, passados de geração a geração, com famílias inteiras trabalhando em suas pequenas cantinas na elaboração de vinhos da mais alta qualidade.
A excelência das bebidas que levam a marca Vale dos Vinhedos é reconhecida mundialmente. As técnicas empregadas na produção, o clima e a nobreza das castas garantem um produto de ótima qualidade, que já conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, principalmente em países da Europa. Uma dica: é o melhor lugar para comprar vinhos.
Polo da inovação
Bento Gonçalves é também o maior polo moveleiro do País em número de empresas, faturamento e empregabilidade. A indústria da região opera com tecnologia de última geração e utiliza os mais modernos e qualificados sistemas de gestão do mundo. Reconhecido internacionalmente pelo pioneirismo de suas organizações, que apostam no aperfeiçoamento profissional, o polo de Bento Gonçalves é o segundo maior exportador do país, ficando atrás apenas de São Bento do Sul (SC).
O polo moveleiro de Bento Gonçalves deu origem às primeiras empresas no Brasil a criar lojas monomarca de mobiliário. Há menos de uma década, os fabricantes da região entenderam que, para que o consumidor percebesse os diferenciais que estavam sendo agregados ao seu produto, com novas matérias-primas e design, era preciso sair do varejo multimarcas e passar a vender o móvel em lojas exclusivas ou franquias. A partir daí, surgiu uma rede de varejo do setor que se transformou na maior do país. As marcas DellAnno, Favotiva, New, Todeschini, Italinea, Criare, SCA, Bentec, Evviva Bertolini, Manfroi, todas da região, tem juntas quase 4 mil lojas exclusivas em todo o país e 29 no exterior.

Um comentário: